quinta-feira, 14 de abril de 2016

Ajudando seu bebê a dormir a noite toda.



O que aprendi lendo o Livro Nana Nenê. 

 



Tenho visto muitas mães com problemas para que o bebê durma a noite toda, eu já passei por isso e sei muito bem como é desgastante.



Eu sei que tem pessoas que falarão que isso é apenas uma fase, pra aproveitar pois logo eles crescerão e sentiremos falta. Mas eu sou uma péssima pessoa sem ter algumas horinhas continuas de sono, fico estressada, mal humorada. Tirando tudo isso minha imunidade cai drasticamente.



Eu não estou fazendo propaganda do livro, nem dizendo que ele funciona para todos os bebês (apesar do livro informar que sim). Mas uma amiga leu, funcionou para ela, melhorou pra mim e para várias pessoas que passei as dicas...então, às vezes, não custa tentar. 


Uma coisa interessante que vi no livro é o termo criação cooperada ao invés de criação com apego, onde o bebe faz parte da família e não é o centro dela. Achei legal porque como mulher temos que continuar sendo esposas, filhas, profissionais, etc. 


Algumas dicas que achei importante:


- Alimentação: está altamente ligada ao ciclo do sono. Se o bebê come bem e tem uma rotina, ele dormirá bem. 


Minha experiência: Aqui era a mamadeira na hora que queria, pois como ela mesmo começou a mamar picado, toda hora ela me pedia, eu não sabia realmente quanto ela estava mamando e se estava mamando bem (fora o desperdício de leite). As sonecas também eram bem picadas, às vezes demorava mais pra ela dormir do que o tempo da soneca. 

Quando comecei a corrigir isso, não dar comida antes de 2:30h de intervalo já senti grande diferença na alimentação dela e pude controlar melhor. Eu dou mamadeira, acho que isso facilitou pra mim, mas no livro também ensinam mamães que amamentam no peito. 


- Rotina: Com muito esforço consegui criar uma rotina para ela. Ajudou muito!!! Mudou minha vida. Hoje ela tira duas sonecas durante o dia (estou aproveitando a soneca para escrever no blog), e é uma criança mais disposta.

O sono é fundamental para o bom crescimento e aprendizagem deles, fora que nesse tempo conseguimos fazer várias coisas necessárias.

Aqui tem horário para as sonecas, refeições e principalmente para dormir. 


- Hora do sono: Começamos a rotina do sono mais ou menos 19:30. Brincamos até esse horário... Depois começo a preparar o banho dela, troco, e com ela no colo preparo a mamadeira. Ela percebe que as luzes estão sendo desligadas, deito ela no meu colo e ela mama. Geralmente no fim da mamada ela já esta dormindo, ou se não, eu nino e canto pra ela até ela pegar no sono.



- Obs: o livro indica ensiná-los a dormirem sozinhos. Confesso que já tentei... tem dias que ela dorme outros não.

No livro fala que não faz mal chorar um pouco, desde que observe se não há fome, fralda suja e nenhum dodoizinho. 


Eu ainda não tive coragem de deixá-la chorando até pegar no sono. Mesmo porque as poucas vezes que tentei não resisti 5 minutos. Mas tem mães que conseguem (não as julgo). Porém achei uma questão interessante e concordei com livro, chorar não é de todo ruim.


Que filhos estaremos criando se no primeiro sinal de choro já corremos até lá pra resolver? Será que isso não criará um adulto mimado e manhoso? Hoje eu não saio correndo para qualquer choro. Às vezes mesmo de longe converso com ela para tentar acalma-la, dou umas bronquinhas já pensando na educação dela mais pra frente.


Voltando a rotina:


Clarooooo, que não consigo seguir a rotina a risca todos os dias. Passeamos, temos imprevisto, mas eu concordo que a rotina seja bom pra eles. Eu concordo que os pais tem que estar no controle da situação e não os bebês.

Quando comecei a agir assim, o peso da maternidade ficou bem mais leve pra mim!



Rotina da Bella – Escrever no papel faz muita diferença até você se adaptar. 


- 6h as 7h: Mama, assiste desenhos  (musicais ou em inglês)

(enquanto ela assiste desenhos eu tomo café, me troco, escovo os dentes)


7h as 9h30: Toma um banho de sol,  brinca, come frutinha, mama



9h30 as 11h: Soneca (se ela dorme só 30min, eu a ajudo a voltar a dormir pelo menos 1horinha)

(mamãe escreve no blog, da uma arrumada na casa, resolve assuntos)



11h às 14:30h: Brinca com brinquedos, com cachorrinho, fica no colo, almoça, e brinca de novo. 


14:30h às 16h: soneca (se estiver muito calor, tem um banho antes da soneca pra dormir melhor).



16h às 19h: Come frutinha, brinca com a mamãe no tapete, sozinha no berço, sai pra dar uma voltinha no condomínio e ver outras crianças, janta as 17:30h e continua brincando.



19:30h Começa a rotina do banho, alimentação e bercinho para dormir. 


20:00h/ 20:30h: dormindo.



Bom é isso meninas, espero que ajude!!! Qualquer dúvida me perguntem.

Super beijos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário