segunda-feira, 5 de junho de 2017

Salário Maternidade

Olá pessoal!!!

Quanto tempo né? Vida de mãe... de dois (SIMMMM, DOIS) falta tempo e sobra muito amor.
Mas vamos ao que interessa, compartilhar experiências. E o assunto de hoje pode interessar a muitas mamães que estão desempregadas: SALÁRIO MATERNIDADE.

Quando engravidei da minha primeira filha, trabalhava e já contava com salário maternidade. Porém quando sai do serviço e 9 meses depois engravidei do Miguel ainda não tinha voltado ao mercado de trabalho.

Vi sobre essa possibilidade em algum grupo do face quando ainda estava empregada, pensei que era algum boato, mas quando a necessidade veio decidi pesquisar no Google e ligar para o telefone da previdência. Qual foi minha surpresa ao saber que eu era sim elegível ao beneficio?!?!?

Ainda incrédula, pesquisei no site da Previdência Social que é bem resumido e agendei um horário.
Fiquei surpresa quando cheguei no posto da previdência e vi tanta organização. Fui atendida no horário por um técnico super agradável e que sabia o que estava fazendo. Depois de 1h, fui para casa com direito ao beneficio (ufaaaa). 

Segue o passo a passo.

- Marcar um horário no posto da previdência via fone 135 ou site.
Obs: se você não comparecer no dia marcado sem desmarcar como penalidade você só pode remarcar depois de 30 dias. Confundi o dia do agendamento e tive que esperar.



- Preferi marcar pelo site pois mostra todas opções de datas e lugares disponíveis. 

- Separe a documentação solicitada.
Documentos solicitados: certidão de nascimento do bebê, RG e CPF da mãe. 
Levei também a carteira de trabalho, certidão de casamento, e cartão do banco. Todos esses documentos foram solicitados (mas não exigidos).

- Chegue com 20 min de antecedência se possível. Cheguei 1h antes pensando na fila, ou ainda que talvez conseguisse ser atendida mais cedo, mas os atendentes só liberam a senha 20 min antes do horário agendado.

- Quem tem direito: Segundo os atendentes e técnicos, tem direito quem teve o bebê até um ano depois da saída da empresa, mas se você recebeu salário desemprego esse beneficio se estende por até dois anos depois da saída da empresa.


- Qual o valor a receber: Segundo atendentes, é feito uma média dos últimos 12 salários recebidos (ou até 15 últimos). Mas aqui que esta o pulo do gato! A previdência bem espertinha considera também o tempo que você ficou desempregada. Se os últimos 12 meses ou 15 meses você não trabalhou, irá receber apenas um salario mínimo. Mas cá entre nós, melhor que nada né?

- Segundo o técnico, esse é o único beneficio que não tem um limite de teto (ele disse que até tem mas que é altíssimo, mais de 30 mil reais) e que várias diretoras vão atrás disso inclusive quando existe adoção, pois nesse caso o beneficio deve ser pedido diretamente a previdência e não no local de trabalho.

- Depois de alguns documentos assinados e preenchidos ali mesmo na mesa do atendente, é hora de voltar para casa e aguardar a carta da previdência. Nela são informados valores de parcela, base de calculo e local de retirada do pagamento. Agora se você levou seu cartão do banco, é possível que eles enviem o dinheiro diretamente para conta.

- São 120 dias de beneficio. Fora que com recebimento o seu direito a outro beneficio, mesmo sem contribuir, se estende por mais 12 meses.

Espero ter ajudado outras mamães na mesma situação.

Super bjos







Nenhum comentário:

Postar um comentário