quarta-feira, 16 de abril de 2014

Em que o filme Noé difere da Bíblia?



Por Juliany Braga

Olá! Fui semana passada assistir a um filme polêmico: Noé. Bem, eu já esperava que o filme não fosse fiel à história bíblica, mas devo confessar que a quantidade e o formato das alterações me surpreenderam bastante. A pedido da Van, resolvi compartilhar os principais pontos, que na minha opinião, se diferem da história bíblica:

1)     Os guardiões. De fato, a bíblia cita que durante a época de Noé havia gigantes na Terra e a origem deles é um ponto de discussões teológicas. O que chamou minha atenção, entretanto, foi o fato de no filme eles serem apontados como anjos caídos que desejam ajudar os homens. Mas cabem aqui dois esclarecimentos. Primeiro: não há registros de que Noé e sua família receberam ajuda na construção da arca. Tanto que ela levou 100 anos para ser construída. Segundo: de acordo com a bíblia, os anjos caídos são Satanás e seus demônios, e sobre eles está escrito que o que fazem é “roubar, matar e destruir” (Jo 10: 10). Vixi!

2)    Noé não impediu as pessoas de entrarem na arca. No filme, Noé não permite que outras pessoas entrem na arca, uma atitude bem desprovida de compaixão da parte dele. Todavia, subentende-se que na verdade foram as pessoas que não quiseram entrar. Isso porque o texto bíblico insinua que Noé advertiu as pessoas do juízo de Deus (pois é chamado de “pregador da justiça” em 2Pe2:5), mas foi zombado/ignorado. Tanto que ele é comparado com os atuais cristãos que pregam a justiça de Deus e a volta de Jesus. Confira, por exemplo: “Mas a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão somente o Pai. Pois assim como foi nos dias de Noé, também será a vinda do Filho do homem (Jesus). Porquanto, assim como nos dias anteriores ao dilúvio, comiam e bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, senão quando veio o dilúvio e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem.” (Mt. 24:36-39).

3)    Noé não estava confuso. A trama do filme se desenvolve em torno da falta de clareza da ordem de Deus e da confusão de Noé, mas note que segundo a bíblia Deus falou com ele diretamente, que por sua vez, entendeu de início o que deveria fazer. Inclusive, foram determinadas até as medidas que a arca deveria ter, como ela seria e cada detalhe da embarcação.

4)   Todos os filhos de Noé entraram na arca com suas esposas. Conforme o versículo “... e entrarás na arca, tu e os teus filhos, tua mulher e as mulheres de teus filhos contigo.” (Gn. 6:18). Aliás, a informação de a personagem interpretada pela Emma Watson ser estéril “NO ECZISTE” na bíblia (bem como a história dos bebês e de Noé querer matar algum de seus netos). Simples assim.




5)    Elementos místicos. Tudo bem que a bíblia é cheia de fatos sobrenaturais, como milagres que exaltam o poder de Deus, mas o filme exagerou. Não há nada de semente do Éden, pedrinha que vira fogo, Matusalém não era um mestre dos magos e desde quando os animais precisam de uma poção para hibernar? 
Se, no final das contas, eu achei o filme bom? Humm... não, achei que o filme ficou aquém das expectativas. Para mim ele também teve alguns pontos positivos, como imagens/produção (achei a cena de tudo submerso bem legal) e o elenco, mas comparando a outros filmes de ação/ficção existem opções melhores, que inclusive conseguem explorar mais outros artifícios, como o humor, mesmo em meio à tensão.

E vocês, o que acharam?

4 comentários:

  1. Oba, eu vou ser a primeira a comentar!!!
    Juh, minha amiga linda e inteligente, concordo em gênero, número e grau.
    Acho que tentaram fazer um "meio termo", bem infeliz. Não agradou a ninguém o filme, em todos os lugares, ele é o campeão de reclamação..

    #orgulhodevcjuh.

    Van ( já tô me considerando íntima), parabéns, muito lindinho seu novo blog, aguardo os próximos :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paula, obrigada!!! Que vc nos acompanhe...rsrsrs

      Excluir
    2. Ahh, obrigada Paulinha!

      Van, concordo com a Paula, já estou aguardando os próximos posts! E sei que vc está fazendo tudo com muito amor, continue assim! =**

      Excluir
  2. apesar de estar ao lado de pessoas amadas tive vontade de me retirar do cinema...... para quem conhece a Biblia...tudo bem, não fará diferença e para quem não conhece????? misericórdia. "conhecerás a verdade e ela vos libertará"

    ResponderExcluir