sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Deserto do Atacama em 3 dias - Passeios

Depois de perder o post prontinho sobre o deserto do Atacama, engoli o choro e bola pra frente!!!
Acabei de voltar de viagem do Chile, foram 3 dias maravilhosos e intensos no deserto do Atacama. Falar sobre a viagem é relembrar de momentos e paisagens incríveis. É aproveitar cada momento, curtindo paisagens naturais no qual o homem muitas vezes não tem o controle e o poder para interferir.

Reuni algumas informações que me ajudaram e muito nesses 3 dias corridos que passei por lá e dizer que sim é possível (embora cansativo) fazer os passeios mais conhecidos do deserto do ATACAMA.

1º dia
Lagunas Altiplânicas e Salar de Atacama (horário 7h - 14h30 - Entrada $5.000)
O passeio a lagunas Altiplanicas é uma das paisagens mais lindas que já vi na vida. É tudo tão lindo e surreal que seus olhos demoram para se acostumar com a beleza do local. O silencio só é interrompido por algumas vozes dos companheiros de passeio. Eu me arrependo de não ter ficado mais tempo apenas contemplando a riqueza de detalhes daquele lugar.
Já no salar do Atacama a paisagem é bem diferente, é tudo tão claro devido ao sal que chega a doer as vistas, é possível ver os flamingos, roedores que ficam no meio das pedras e conhecer sobre a história do lugar.

Lagunas Altiplânicas

Salar de Atacama

Valle de la Luna e Valle de la Muerte (horário 15h – 20h30 - Entrada $ 2.000)
O trajeto é feito a pé e tem rochas por todos os lados, nesse momento prepare-se para sentir calor. O guia explica que ali foi testado um robô da Nasa que seria enviado para Marte devido a semelhança do deserto com o planeta.
Também me lembrei daquele filme 127h no qual um viajante cai entre as rochas e prende o braço, e perguntei ao guia se alguém já havia se perdido,  ele disse que sim, mas apenas por poucas horas por ser um local com muitos turistas os "perdidos" logo são achados.
O passeio em si não tem muitas novidades, mas o pôr do sol é lindo!!!

Tour Astronômico - (diversos horários - $18.000)
Fizemos o passeio com a Space Tour, acho que dificilmente verei um céu tão lindo quanto aquele. Quando era pequena fui ao planetário e desde então sonhei em ver novamente um céu lotado de estrelas. No Atacama o céu é ainda mais lindo!!! Nunca vi tantas estrelas cadentes na minha vida. É um passeio imperdível!
O guia explica sobre as estrelas, seus nomes, planetas, faz algumas piadas, depois podemos observá-las nos telescópios e por fim entramos numa casinha para esclarecer dúvidas e tomamos  chocolate quente. Se olhar para o "teto" verá as estrelas de dentro da casa.
Existe tour em inglês e espanhol em vários horários. Minha dica é ir até o local durante o dia, no intervalo de um passeio e outro pois em nenhum dia vi a SPACE Tour aberta a noite.
No Atacama existe o projeto ALMA, o maior projeto astronômico do mundo, dizem os guias que logo logo os turistas terão oportunidade de conhecer, tomara!!!

(Foto Space/Divulgação)

2º dia
Salar de Tara (horário 8h – 16h)
O passeio começa com paisagens lindas no decorrer da estrada, prepare-se para ver vegetação, vulcão, lagunas, flamingos etc.
Apesar de ser um passeio durante quase o dia, não se iluda com o sol brilhante! O vento é de gelar qualquer um, leve sua segunda pele e a blusa por cima para usar quando precisar. Outra coisa, alguns de seus "baños" poderão ser atrás das pedras.

3º dia
Geyser El Tatio (horário 4h30 – 12h - Entrada $5.000)
Estava na dúvida se valeria a pena acordar tão cedo pra fazer esse passeio. Vi em alguns comentários que as fumaças não eram tão altas assim, porém vencemos o cansaço e não nos arrependemos.
Segui a sugestão do blog My Destination (com várias dicas sobre viagem) e fomos no último dia para o corpo se acostumar com a altitude e clima. Valeu a pena pois foi um dia bem extenso.

-9ºgraus!! Congelando!!!

Água quentinha

Laguna Cejar e Laguna Tebinquiche (horário 15h – 20h - Entrada $4.000)
Eu estava super empolgada para conhecer a Laguna Cejar e boiar sem esforço algum. Apesar do sol intenso a água da laguna é bem gelada, mas tenha coragem e não perca a oportunidade.
Vi em muitos blogs sobre a necessidade de levar agua, porém, hoje já existem banheiros e duchas para tirar o excesso de sal, mas não se iluda o volume de água nos chuveiros é mínima.
Acredito que na laguna Tebinquiche dê para tirar melhor o sal, infelizmente eu não tive coragem de pular por causa do frio e da altura :-(

Laguna Cejar

Ojos del Salar

Escolha da agência
Quando chegamos a noite, deixamos a bagagem no hotel e fomos direto para a rua mais famosa da pequena cidade, CARACOLES, minha intenção era verificar no mínimo 3 agencias Colque Tours, Desert e Ayllu. Confesso que estava pensando em fechar com Ayllu, mas por incrível que pareça demoramos pra localizar a Ayllu e ficamos com receio da Colque fechar e acabarmos sem passeios.

Fechamos com a Colque tours principalmente porque todos os tours que queríamos fazer foram possíveis (foi o que mais contou), o preço também foi atrativo, recebi e-mail com valores mais altos.  O serviço não foi excelente, mas atendeu nossas necessidades.
Fomos a Desert e além dos valores serem mais altos o passeio ao Salar de Tara não estava confirmado, então já voltamos na Colque tours e fechamos.

Viajar ao deserto é uma experiência fantástica,  principalmente para aqueles que não são aventureiros de plantão.

No mais, divirta-se muito!!! Paisagens incríveis, de encher os olhos!

Deserto do Atacama, você vai amar! Para saber mais clique aqui :-)